terça-feira, 14 de setembro de 2010

DIVINAS


Acrílico sobre tela
Nino Ferreira nasceu na cidade de Olinda, Pernambuco, em 1966. A semente de artista já germinava em estado primitivo nos primeiros rabiscos de sua infância. Autodidata por opção, percebe na adolescência que a arte está ligada a sua vida e precisa expressá-la através desse dom. 

Percorre o caminho da experimentação com a necessidade de descobrir e afirmar sua própria linguagem. A partir de 1993 inicia uma fase que persiste por cinco anos, intitulada “Carbono 14”. Nesta fase, utiliza o papel carbono onde explora compulsivamente as possibilidades do desenho no jogo do “claro e escuro”, numa atmosfera sombria e intimista. No limiar dos anos 2000, surge a necessidade da cor e com ela o rumo certo para o encontro definitivo com a pintura.

Sua primeira exposição em acrílica sobre tela ocorre em 2002, intitulada EVAS, não por acaso. O arquétipo feminino manifesta-se de forma muito particular em suas telas, como uma signatura que se repete na afirmação da anima do artista.

Na exposição DIVINAS apresentada pela Galeria Hélio Rocha, poderemos perceber que este feminino-plural amadureceu.A exemplo do rosto ao lado, a pintura se revela quadro a quadro com riqueza nos detalhes. Acompanham cores vibrantes, embebidas na influência expressionista de Gustav Klimt, no “demasiadamente-humano” dos filmes de Almodóvar, transitando pela Pop Art, com pitadas de humor lírico. 

Estamos diante da maturidade da obra de Nino Ferreira.
 
DIVINASde Nino  Ferreira
Galeria  Helio  Rocha:
Abertura:  dia  16 de  setembro  às  19:30h
Exposição para visitação: de 17 de setembro  a 30  de  outubro.
Local: Shoping  Cassino  Altlantico- Av  Atlantica  4249  loja  333.1 -  posto  6 _  Copacabana

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

OS ANOS 70 ESTÃO DE VOLTA


A galeria Progetti Rio vai inaugurar dia 4 de setembro a mostra coletiva "Os 70's" que reúne grandes nomes das artes plásticas brasileiras :

Amélia Toledo, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Antônio Dias, Antônio Manuel, Arthur Barrio, Carlos Fajardo, Carlos Zílio, Carmela Gross, Carlos Vergara, Cildo Meirelles, Ivens Machado, José Resende, Nelson Leiner,Paulo Bruscky, Regina Silveira, Tunga, Waltécio Caldas e Wanda Pimentel. 

Obra de Anna Bella Geiger presente em "Os 70's"
A curadoria é de Paulo Reis, que privilegiou para Os 70ths exibir apenas obras de artistas vivos, portanto, nomes essenciais para a compreensão deste período a exemplo de Lygia Clark(1920-1988), Lygia Pape(1927-2004), Hélio Oiticica(1937-1980), Rubens Gerchman(1942– 2008) não estarão na mostra.

Parece oportuno uma releitura da década de 70 pela potência criativa que os nossos artistas manifestaram. Naquela época foi um período tumultuado e de grande escassez de liberdade, de informação, de materiais. 

Os artistas responderam a esta escassez com uma grande profusão de idéias, utilizando os recursos mais imediatos que havia no mercado como: cadernos escolares, papelão, madeiras reutilizadas, refugos industriais, brinquedos, letreiros de rua, carimbos, notas de dinheiro e bilhetes de loteria, papéis carbono, envelopes de carta, etc. 

Este momento vintage acontece em pleno séc XXI, quando o maior desafio que a humanidade enfrenta é na questão ambiental com o aquecimento global, o excesso de CO2, levando a uma reflexão mais profunda com os nossos hábitos de consumo. Hora de repensarmos também a forma de fazer arte e pegada ecológica que deixaremos no Planeta.

Mostra Coletiva "Os 70's"
Abertura: 04 setembro - 17h
Exposição: 08 de Setembro a 23 de Outubro
Galeria Progetti Rio
End: Travessa do Comércio, 22 - Arco dos Telles
Centro - Rio de Janeiro