quinta-feira, 2 de setembro de 2010

OS ANOS 70 ESTÃO DE VOLTA


A galeria Progetti Rio vai inaugurar dia 4 de setembro a mostra coletiva "Os 70's" que reúne grandes nomes das artes plásticas brasileiras :

Amélia Toledo, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Antônio Dias, Antônio Manuel, Arthur Barrio, Carlos Fajardo, Carlos Zílio, Carmela Gross, Carlos Vergara, Cildo Meirelles, Ivens Machado, José Resende, Nelson Leiner,Paulo Bruscky, Regina Silveira, Tunga, Waltécio Caldas e Wanda Pimentel. 

Obra de Anna Bella Geiger presente em "Os 70's"
A curadoria é de Paulo Reis, que privilegiou para Os 70ths exibir apenas obras de artistas vivos, portanto, nomes essenciais para a compreensão deste período a exemplo de Lygia Clark(1920-1988), Lygia Pape(1927-2004), Hélio Oiticica(1937-1980), Rubens Gerchman(1942– 2008) não estarão na mostra.

Parece oportuno uma releitura da década de 70 pela potência criativa que os nossos artistas manifestaram. Naquela época foi um período tumultuado e de grande escassez de liberdade, de informação, de materiais. 

Os artistas responderam a esta escassez com uma grande profusão de idéias, utilizando os recursos mais imediatos que havia no mercado como: cadernos escolares, papelão, madeiras reutilizadas, refugos industriais, brinquedos, letreiros de rua, carimbos, notas de dinheiro e bilhetes de loteria, papéis carbono, envelopes de carta, etc. 

Este momento vintage acontece em pleno séc XXI, quando o maior desafio que a humanidade enfrenta é na questão ambiental com o aquecimento global, o excesso de CO2, levando a uma reflexão mais profunda com os nossos hábitos de consumo. Hora de repensarmos também a forma de fazer arte e pegada ecológica que deixaremos no Planeta.

Mostra Coletiva "Os 70's"
Abertura: 04 setembro - 17h
Exposição: 08 de Setembro a 23 de Outubro
Galeria Progetti Rio
End: Travessa do Comércio, 22 - Arco dos Telles
Centro - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário